quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bumerangue em Araraquara é notícia!! 2

MATÉRIA NO SITE DA PREFEITURA DE ARARAQUARA

Leandro Porto busca ranking no bumerangue nacional 
13/07/2011 



O atleta Leandro Porto, de 32 anos, participará neste fim de semana, nos dias 16 e17,  do Circuito Nacional de Bumerangue – etapa da Academia da Força Aérea em Pirassununga. O objetivo do atleta é marcar pontos no ranking nacional.
 
“Esta é a primeira competição que vou disputar após estar federado há um ano na Federação Nacional de Bumerangue. Estou confiante em bom desempenho na provas de Precisão, Pegada Rápida, Pegadas Acrobáticas e Australian Round e pontuar no ranking nacional”, afirma o atleta que trocou o basquete pelos arremessos de bumerangue.

 
 
Leandro fundou o Clube Araraquarense de Bumerangue para fortalecer a prática da modalidade. “Treinamos em vários locais, como o Pinheirinho e chácaras. Fabricamos os bumerangues para reduzir os custos e divulgar o esporte”, explica
 
Outro atleta do Clube, Osvaldo Franco Júnior também participará da etapa de Pirassununga.




Encontros são marcados pelo Facebook e sempre são pessoas diferentes que se reúnem
publicado em 25/05/2012 14:42 | Gabriela Marques
Quando jogou bumerangue pela primeira vez, em 2003, o agente administrativo Leandro Porto mal sabia que se tornaria não só um atleta, mas um apaixonado pelo esporte. “Quando você joga o bumerangue e ele não volta, você não para até conseguir. Aí quando ele volta, você também não para”, define Porto, com bom humor.
Osvaldo Franco e Leandro Porto: paixão pelo bumerangue
Foto: Kris Tavares

E a brincadeira de criança torna-se esporte para um número cada vez maior de araraquarenses adultos. Todas as tardes de domingo, é possível encontrar grupos jogando bumerangue em locais espaçosos, terrenos sem árvores e postes. Os locais mais frequentados são a praia do Pinheirinho, o Jardim Botânico, campos de futebol e terrenos vazios, próximos ao Sesi e Sesc.
De acordo com Porto, os encontros dos bumeranguers são marcados pelo Facebook e o interessante, segundo ele, é que sempre são pessoas diferentes que se reúnem. O pintor Osvaldo Mariano Franco Júnior também se apaixonou pelo esporte. Agora, ele é companhia constante de Porto aos domingos. “Passamos o dia todo jogando”, conta. Ambos levam o esporte tão a sério que são atletas federados na Federação Brasileira de Bumerangue. Com isso, disputam vários campeonatos, incluindo os nacionais.
Mas não é só aos domingos que Porto pratica o esporte. “Durante a semana, jogo durante o almoço e, aos sábados e domingos, fico umas quatro horas por dia jogando”, revela.
A paixão não fica só no jogo. Porto também aprendeu a fazer bumerangues de vários formatos e, hoje, vende de cinco a seis por semana. 
O colorido dos bumerangues encanta
Foto: Kris Tavares

TÉCNICA - O esporte é dividido em sete categorias: precisão, pegada rápida, maior tempo no ar, round australiano, enduro, pegada acrobática, conhecida com trick catch, e longa distância. Porto conta que, quanto mais tempo o bumerangue fica no ar, maior a pontuação. Mas, para isso, a pessoa precisa aprender técnicas de manuseamento, além de saber exatamente qual é o tipo de objeto que tem. “Cada bumerangue tem um jeito certo de jogar”, orienta. O “aprendiz de bumeranguer” , segundo ele, também precisa saber de qual material é feito o seu objeto e qual a jogada que quer fazer.
CLUBE - Fundado no final do ano passado por Leandro Porto, o Clube Araraquarense de Bumerangue pretende promover o esporte na cidade e conquistar cada vez mais adeptos. A sede do clube é apenas virtual, através do blog cabumerangue.wordpress.com. Lá, têm dicas de manuseamento, técnicas de jogo; formatos e cores dos bumerangues; campeonatos nacionais e internacionais e tudo mais que for relacionado ao esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário