quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

QUER COMPETIR? ENTENDA MELHOR AS MODALIDADES.


Modalidades de competição

Precisão: o jogador arremessa o bumerangue do centro da raia e deve conseguir que este pouse o mais próximo possível do local do arremesso, após atingir no mínimo 20 metros de distância. A pontuação ocorre da seguinte maneira:
- Dentro da raia de 02 metros, 10 pontos. Na linha dos 02 metros, 09 pontos;
- Dentro da raia de 04 metros, 08 pontos. Na linha dos 04 metros, 07 pontos;
- Dentro da raia de 06 metros, 06 pontos. Na linha dos 06 metros, 05 pontos;
- Dentro da raia de 08 metros, 04 pontos. Na linha dos 04 metros, 03 pontos;
- Dentro da raia de 10 metros, 02 pontos. Na linha dos 10 metros, 01 ponto;

Pegada Rápida: o atleta tem um tempo máximo de 60 segundos para efetuar 5 pegadas no menor tempo possível, sendo que, o bumerangue deve atingir no mínimo 20 metros em cada arremesso e não deve tocar o chão para que a pegada seja válida.

Pegadas acrobáticas: mais conhecida como Trick Catch, essa modalidade consiste em arremessar o bumerangue a uma distância de 20 metros e realizar a pegada de formas diferentes de acordo com a seguinte sequência:
1ª - Mão esquerda livre: deve-se utilizar apenas a mão esquerda para pegar o bumerangue. Vale 3 pontos. 2ª - Mão direita livre: deve-se utilizar apenas a mão direita para pegar o bumerangue. Vale 3 pontos.
3ª - Duas mãos atrás das costas: a mão esquerda e a direita são utilizadas para efetuar a capturar o bumerangue por trás das costas, sendo que, após a pegada o movimento de transição por trás deve continuar, para que a pegada seja válida e o competidor ganhe os 3 pontos correspondentes.
4ª - Duas mãos por baixo da perna: a mão esquerda e a direita são utilizadas para efetuar a capturar o bumerangue por baixo de uma das pernas, sendo que, após a pegada o movimento de transição por baixo deve continuar, para que a pegada seja válida e o competidor ganhe os 3 pontos correspondentes.
5ª - Águia: o bumerangue deve ser capturado “por cima” em seu retorno, com apenas uma das mãos. O movimento imita a pata de uma águia ao pegar uma presa e vale 4 pontos.
6ª - Chutinho: Antes de realizar a pegada com as mãos (livre) o competidor deve chutar o bumerangue com um dos pés. Vale 6 pontos.
7ª - Túnel: O competidor deve capturar o bumerangue com as duas mãos por baixo da perna, sendo que o pé desta, que estiver formando o túnel, não deve sair do chão antes da transição do bumerangue por baixo dela. Vale 6 pontos.
8ª – Uma mão por trás das costas: apenas uma mão deve ser utilizada para capturar o bumerangue e a transição por trás deve ser completa para o competidor ganhar os 7 pontos que vale a pegada.
9ª - Uma mão por baixo da perna: apenas uma mão deve ser utilizada para capturar o bumerangue e a transição por trás deve ser completa para o competidor ganhar os 7 pontos que vale a pegada.
10ª – Pegada com os pés: o competidor deve utilizar os pés, sem o auxílio das mãos para capturar o bumerangue. Só é válida a pegada, se o bumerangue não for capturado pelo atleta utilizando uma parte da perna acima do joelho. Por ser considerada a pegada mais difícil ela vale 10 pontos.

Pegadas acrobáticas com dois bumerangues: as pegadas desta modalidade são as mesmas da anterior, porém o competidor utiliza dois bumerangues arremessados ao mesmo tempo. A sequência de pegadas é a seguinte:
1ª Duas mãos atrás das costas + Duas mãos por baixo da perna;
2ª Mão esquerda livre + Chutinho;
3ª Mão direita livre + Túnel;
4ª Uma mão por trás das costas + Uma mão por baixo da perna;
5ª Águia + Pegada com os pés.

MTA: O bumerangue utilizado para essa modalidade, não retorna para as mãos do jogador da maneira convencional. Ele é confeccionado em material leve e tem um formato especial para que fique voando o maior tempo possível.

Australian Round (Aussie Round): modalidade onde o competidor pode pontuar em três quesitos: distância, pegada e a precisão, sendo que, o jogador tem 5 arremessos, e pode atingir 20 pontos por arremesso.

Pontos pela distância em Aussie Round:

Além dos 50 metros, 6 pontos;
Entre 40 e 50 metros, 4 pontos;
Entre 30 e 40 metros, 2 pontos;
Abaixo dos 30 metros não pontua;

Pontos pela pegada em Aussie Round:

Dentro da raia dos 20 metros, 4 pontos;
Entre a raia dos 20 e dos 50 metros, 2 pontos;
Além dos 50 metros não pontua por pegada;

Pontos pela precisão em Aussie Round:

- Dentro da raia de 02 metros, 10 pontos. Na linha dos 02 metros, 09 pontos;
- Dentro da raia de 04 metros, 08 pontos. Na linha dos 04 metros, 07 pontos;
- Dentro da raia de 06 metros, 06 pontos. Na linha dos 06 metros, 05 pontos;
- Dentro da raia de 08 metros, 04 pontos. Na linha dos 04 metros, 03 pontos;
- Dentro da raia de 10 metros, 02 pontos. Na linha dos 10 metros, 01 ponto;

Nenhum comentário:

Postar um comentário